
O Processo de Coaching exige esforço, disciplina e uma enorme capacidade de lidar com mudanças, às vezes bruscas, de comportamento pessoal e para os casos de empresas, também mudanças de cultura organizacional ou, pelo menos, mudanças no campo da gestão.
A alternativa do Coaching de elevar a consciência vem à tona e destaca os atributos únicos do corpo e da mente de cada indivíduo, enquanto, ao mesmo tempo, desenvolve a capacidade e a confiança de melhorar sem a prescrição do outro. Isso desenvolve a autoconfiança, a crença em si mesmo e a confiança e a responsabilidade pessoal.
-
Consciência é saber o que está acontecendo ao seu redor.
-
Autoconhecimento é saber pelo que você está passando.
Quando realmente aceitamos, escolhemos ou assumimos a responsabilidade por nossos pensamentos e nossas ações, nosso compromisso aumenta e assim também nosso desempenho.
O processo de Coaching terá início com a necessidade do cliente querer conquistar algo, alcançar uma meta/objetivo, seja esse, material, comportamental ou competência, para sua vida pessoal ou profissional. O cliente passa a ser denominado “coachee” e será acompanhado pelo profissional “coach” em


reuniões semanais de 90 a 120 min (sessões) que podem durarem entre 10 e 30 sessões a depender do tipo de coaching: de vida ou profissional (executivo).
Durante o processo, o Coach utiliza-se de ferramentas e perguntas para trazer o coache ao seu estado atual e despertar nele, a consciência e responsabilidade para as ações que o levarão ao seu estado desejado. Muitas vezes o coachee precisa sair da sua “zona de conforto” para superar os desafios e aproximar-se da sua meta, quebrando barreiras de limitações na qual possa conhecer e liberar seu potencial e alcançar a performance máxima.
É papel do Coach levar o Coachee a definir claramente seus objetivos, de forma a torná-los desafiadores e estimulante. Contribuindo para que ele alcance a energia originária de suas crenças motivadores. Abrindo caminhos para o alcance de suas metas através de um plano de ação. O coachee é levado a descobrir novas opções em que ele próprio conduz às mudanças positivas e duradouras, e ir além de seus bloqueios mentais.
O processo de Coaching como um todo, permite ao coachee esclarecer e controlar sua vida, além de leva-lo a ter uma vida pessoal e profissional mais feliz e satisfatória.
ABRANGÊNCIA
-
Uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo, adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal;
-
Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional;
-
Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente;
-
Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capadade de aprendizagem de uma empresa;

-
Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução;
-
Formas típicas de trabalho: Configuração ou definição do relacionamento;
-
Acompanhamento profissional de pessoas em diferentes profissões e contextos;
-
Conversa orientada para soluções;
-
Descoberta de valores; Definição de metas;
-
Treinamento e desenvolvimento de competências;
-
Simulação, encenação, desempenho de papel (role play).
-
Perguntas, tarefas, avaliação, feedback;
FAÇA UMA SESSÃO GRÁTIS!
BENEFÍCIOS
O que as PESQUISAS revelam sobre os Benefícios do Coaching
A metodologia de Coaching está em expansão, pesquisas comprovam que 68% das organizações dizem submeter seus executivos ao método de coaching e os principais motivos para isso são:

-
Aumento da produtividade;
-
Desenvolvimento da inteligência organizacional;
-
Assertividade do time;
-
Foco na solução de conflitos;
-
Redução no nível de estresse;
-
Baixo absenteísmo;
-
Alta produtividade;
-
Ganhos de Performance
Esta procura por coaching gera uma imensa demanda no mercado de coaching, que ainda é carente de profissionais no Brasil. Em parceria com a FESPSP, a SLA Coaching instituiu o primeiro MBA em Coaching do mundo, com o principal objetivo de qualificar profissionais com competência comprovada para atuarem em coaching executive e organizacional.
Na Europa, uma recente pesquisa apresentou que 32% das empresas de pequeno porte já utilizam o processo de coaching, com foco no desenvolvimento de líderes e de gestores.
Em outra pesquisa realizada por um jornal inglês 20% das pequenas empresas estão usando a metodologia de coaching como parte de sua estratégia de crescimento.

-
Outro estudo internacional aponta que 79% das médias e grandes empresas na Inglaterra relatam o uso de coaching.

-
Enquanto isso, nos Estados Unidos, uma pesquisa do Washington Post, um dos jornais de maior circulação no país, realizada com 346 empresas que utilizam coaching, mostrou que 73% delas são de pequeno e médio porte.
Um estudo da Fortune 500 mostra que empresas que passaram a utilizar o processo de coaching como parte do desenvolvimento de seus líderes conseguiram registrar uma aumento de 43% na satisfação de seus clientes externos, e a relação entre clientes internos gerou um nível de satisfação na casa de 38%, esses benefícios foram apurados durante um período de 6 meses de utilização do processo de coaching.
O The New York Times, em pesquisa pioneira em coaching, relatou que coaching é a profissão do futuro, esta declaração aconteceu como resultado de uma pesquisa sobre carreira a qual buscou levantar os pontos considerados mais relevantes na escolha de uma carreira, estes pontos são:
-
Disponibilidade de tempo;
-
Flexibilidade de horário;
-
Contribuição com o desenvolvimento;
-
Percepção de ganhos relacionais;
-
Importante aumento de sua rede de relacionamentos;
-
Ganhos atrativos;
-
Amplo aumento do seu network;
-
Imensa capacidade de realização pessoal e profissional;
-
Significativo aumento de conhecimentos gerais.

-
Esta pesquisa foi realizada com 768 profissionais de 432 organizações americanas de pequeno, médio e grande portes, destes profissionais, 89% já passaram por um processo de coaching e veem no coaching, além de uma excelente metodologia de desenvolvimento humano, uma excelente opção de carreira.
Fonte: slacoaching.com.br, autor: Sulivan França,