top of page

Atualizado: 24 de mar. de 2021

O ponto básico de uma sessão de coaching é o diálogo. O Coach e o Coachee devem ficar frente-a-frente, de preferência sem mesa entre os dois. O ditado olho-no-olho, remete a reflexão e a verdade, mais dois elementos essenciais para um bom resultado no processo de coaching.


ree

Podemos resumir em 7 etapas uma sessão de coaching:


1 - Início do Diálogo - O coachee trás para sessão fatos que ocorreram desde a última sessão.


2 - Reflexão - O Coach incentiva seu coache a refletir sobre os fatos trazidos para a sessão. A exemplos "O que deu certo?" "Qual o significado daquele acontecimento?" "O que poderia ter sido feito diferente?" "O que aprendeu?"


3 - Escuta Ativa - O Coach parafraseia sempre as falas do coachee, para que ele mesmo ouça o que fala. Inconscientemente dizemos coisas sem pensar no propósito daquilo que quero comunicar. O coach nessa fase está sempre: "Então você disse que..." "Parece que..." "Seu sentimento foi..." "Você acredita em..."


4 - Explorar Mais - O Coach após a escuta, retorna ao coachee como mais perguntas investigativas, levando-o a uma segunda camada de consciência mais profunda. "O que você acha que vai acontecer..." "O que mais pode acontecer além de..." "O que mais..." "O que mais..."


5 - Insight - O Coach resume o que o coachee falou e solicita que ele compartilhe o aprendizado. Pensando no objetivo do processo e em tudo aquilo que ele tomou consciência, o que ele vai fazer ou precisa mudar. O Coach precisa ter habilidade de formular perguntas poderosas para conseguir levar o coachee para a próxima etapa.


6 - Plano de voo - É uma etapa onde o protagonista é o coachee. Ele irá criar um plano de ação com no mínimo três tarefas à serem realizadas até a próxima sessão para que sua meta seja alcançada ou se torne mais próxima. Perguntas "O que você vai fazer..." "Quando, onde como?" "Que evidências você terá?"


7 - Encerramento - O Coach repassa todas as tarefas do plano de voo, e se achar necessário poderá indicar outras tarefas complementares, tais como: responder algum assessment, pesquisar sobre determinado assunto, sugerir leitura de livros ou assistir algum filme e finaliza solicitando ao coachee um feedback da sessão. "Porque valeu apena a sessão de hoje" "Como está se sentido sabendo que..." "Com qual nível de engajamento e comprometimento você sai dessa sessão?"


Como já citado no início, o #diálogo e a #reflexão estão presentes em todo o processo. Não trata-se de uma conversa engessada, formal, nem intimidadora. Eu diria que está mais para um bate-papo, porém relevante e significativo - simples assim.


Eu sou Tertuliano Jr (Mastercoach) e meu propósito é apoiar e contribuir significativamente na conquista de seus resultados pessoais e profissionais. Marque uma entrevista comigo e viva a experiência de como passar por um processo de coaching.


 
 
 

Sigmund Freud utilizava a palavra alemã Selbstgefühl, especificando dois significados: consciência de uma pessoa a respeito de si mesma (sentimento de si), e vivência do próprio valor a respeito de um sistema de ideais (sentimento de estima de si). Este “sentimento de estima de si” que descreve Freud é a autoestima.

ree

Assim, a percepção de nós mesmos a partir de nossos modos de agir e pensar é o que gera sentimentos de inferioridade ou superioridade, autocrítica, autocensura, narcisismo ou egoísmo. Todas essas características influenciam diretamente em nossas experiências, no bem-estar e na nossa qualidade de vida.


"Autoestima é uma experiência pessoal, reside no íntimo do nosso ser. É o que eu penso e sinto sobre mim mesmo, não o que o outro pensa e sente sobre mim" (Nathaniel Branden)


Em qualquer área da vida, ter autoconfiança é tudo para desenvolvermos nossa autoestima pessoal e profissional e conquistarmos nossos sonhos, metas e objetivos. Entretanto, muitas pessoas não conhecem ou acreditam em seu próprio potencial e, por isso mesmo, passam a maior parte do seu tempo, infelizes e descontentes com os seus resultados.


O Mastercoach JRM, fundador da IBC, explica em seu blog, sobre como o Coaching é capaz de contribuir com as pessoas que têm baixa autoestima, melhorando a imagem que estas têm de si mesmas e passando a viver com muito mais felicidade e realização.


"O que acontece é que muitos indivíduos, ao longo de sua trajetória, não foram patrocinados positivamente por seus pais, na infância ou adolescência, por exemplo, e por isso não aprenderam a se valorizar e se autoconhecer.


Na vida adulta isso se reflete em um distúrbio de autoimagem acentuado, em falta de confiança, insegurança constante e num medo de errar, que acaba paralisando a pessoa. Isso pode ser ainda mais potencializado por relacionamentos sabotadores, onde em família, nos relacionamentos amorosos e interpessoais ou no trabalho, o indivíduo também é constantemente 'humilhado'.


Isso cria um ciclo onde a pessoa sente-se constantemente “para baixo”, não reconhecida, onde não se acha merecedora de ter uma vida feliz e realizada, e em que a autoestima acaba por ter um impacto negativo em sua realidade.


Entretanto, esta é uma faceta que pode ser mudada e que começa por autoconhecimento".


O Coaching, com suas técnicas e ferramentas poderosas, trabalha no sentido de fazer com que a pessoa, com baixa autoestima, possa ressignificar a imagem negativa que criou de si mesma. Na prática, isso significa eliminar as fontes de bloqueio e separar-se das pessoas e situações que a fazem acreditar que não seja boa o suficiente e merecedora de sucesso e felicidade.


Ainda, desperta e desenvolve o autoconhecimento. Faz parte do processo de coaching proporcionar um profundo autoconhecimento, fator fundamental a que a pessoa possa entender quem ela é, e o que ela ainda pode ser. Este empoderamento leva o coachee ao seu autodescobrimento, a reconhecer suas qualidades, habilidades, pontos fortes, beleza interior e exterior e talentos, até então suprimidos por autocrítica ou críticas externas.


No livro COMO AUMENTAR SUA AUTOESTIMA, o autor, Nathaniel Branden conclui que "a importância de uma auto-estima saudável reside no fato de que ela forma a base de nossa capacidade de reagir ativa e positivamente às oportunidades da vida – seja no trabalho, no amor ou no lazer. Além disso, ela é a responsável pela serenidade de espírito que nos possibilita desfrutar a existência."


Um coach está capacitado à auxiliar este indivíduo, a se enxergar de forma positiva, potencializando suas qualidades, dons e talentos. Impulsiona o coachee (cliente) a sair da sua ZONA DE CONFORTO e partir para AÇÂO.


Eu sou Tertuliano Jr (Mastercoach) e meu propósito é apoiar e contribuir significativamente na conquista de seus resultados pessoais e profissionais. Marque uma entrevista comigo e viva a experiência de como passar por um processo de coaching.



fonte: Leia mais em...

https://www.jrmcoaching.com.br/blog/coaching-e-a-autoestima/

https://www.vittude.com/blog/atitudes-para-aumentar-autoestima/

 
 
 

Você pode gerenciar seu blog em qualquer lugar com mais facilidade e conveniência. No post desse blog vamos compartilhar dicas de como escrever seu post no Wix Blog.

ree

Como acessar o blog pelo painel de controle do Wix Blog No painel de controle, você tem tudo que precisa para gerenciar seu blog. Você pode criar novos posts, gerenciar categorias e mais. Para acessar o painel de controle, abra o Editor Wix e clique em Blog > Posts.


Como acessar o blog pelo seu site publicado Você sabia que pode escrever no blog pelo seu site publicado? Após publicar seu site, vá para o URL do site e faça login na sua conta Wix. Lá você pode escrever e editar posts, gerenciar comentários, fixar posts e mais! Precisa apenas clicar no ícone ( ⠇) para ver tudo o que você pode fazer.


 
 
 

Desculpe-nos! Estamos Atualizando o conteúdo

Nome da Empresa: JTJ Serviços

Endereço Comercial: 

Av. Antonio Basílio, 3006 - Sala 305 - Lagoa Nova

Edifício Lagoa Center Business

Natal/RN - CEP 59056-500

CPF/CNPJ: 41.248.657/0001-50

Data estimada de entrega dos serviços: 7 {sete} dias

© 2015 - jtjcoaching por Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
bottom of page